Institucional

Nesta seção são divulgadas informações institucionais e organizacionais da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) , compreendendo suas funções, competências, estrutura organizacional, horários de atendimento e legislação do órgão.

A UNIPAMPA fez parte do programa de expansão das universidades federais no Brasil. Um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério da Educação, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), previu a ampliação do Ensino Superior na metade sul do estado do Rio Grande do Sul.

A Universidade Federal do Pampa foi criada pelo governo federal por meio da lei nº 11.640, de 11/01/2008, para minimizar o processo de estagnação econômica onde está inserida, pois a educação viabiliza o desenvolvimento regional, buscando ser um agente da definitiva incorporação da região ao mapa do desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Mais informações podem ser conferidas no portal da Universidade.

Os instrumentos que materializam a Instituição são o Estatuto da Unipampa e o Regimento Geral da Unipampa.

O organograma institucional da Unipampa também está disponível no sítio eletrônico da Universidade.

Conheça a estrutura da UNIPAMPA:

Órgãos Superiores

Reitoria

Pró-Reitorias

Campi

O documento em que se define a missão da UNIPAMPA e as estratégias para atingir suas metas e objetivos é o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. Nele estão contemplados o horizonte de cinco anos e a descrição da metodologia de implementação dos objetivos, metas e ações, com a coerência e a articulação entre as diversas ações, a manutenção de padrões de qualidade do ensino.

 As principais atividades, datas e eventos da UNIPAMPA são publicados anualmente no Calendário Acadêmico.