* Divisão de Apoio à Formação Docente

A Divisão de  Apoio à Formação Docente busca fomentar ações de formação continuada, aperfeiçoamento pedagógico e capacitação aos docentes da universidade. Para isso organizou-se o Programa de Desenvolvimento Profissional Docente.

O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE é uma proposta de formação continuada dos docentes da universidade. Sua estrutura centra-se nas discussões de perspectivas atuais para Educação Superior; contexto social atual e o desenvolvimento profissional docente, sob o eixo dos processos formativos da Pedagogia Universitária. Constitui-se numa Política Institucional de formação continuada.

O programa constitui-se de três projetos:

 – Projeto de Acolhida e Acompanhamento do Professor Ingressante – PAAPI/UNIPAMPA

Neste grupo de trabalho, nosso objetivo consiste em acolher o novo docente, apresentando-o a instituição (Projeto Institucional, Regimento, Estatuto, procedimentos administrativos, acadêmicos, pedagógicos; organização estrutural da universidade, infraestrutura,…) orientando-o quanto ao seu trabalho na universidade.

–  Projeto de Aperfeiçoamento à Docência Superior – PADS/UNIPAMPA

            Neste grupo de trabalho, nosso objetivo versa em valorizar as práticas docentes, fomentando a inovação pedagógica. Consiste em atividades do plano de trabalho deste grupo, atividades que além de correr para o aperfeiçoamento pedagógico do professor, o leve a refletir sobre suas práticas cotidianas, conforme Freire (2002).

 –   Projeto de qualificação da gestão do ensino – ProGEn/UNIPAMPA

Neste grupo de trabalho, nosso objetivo versa em assessorar o professor coordenador de curso, auxiliando-o para uma gestão de qualidade. Entendemos que suas atribuições cobrem todo o espectro administrativo e pedagógico do curso, por ser responsável tanto pelo acompanhamento das atividades específicas do corpo docente quanto aquelas do corpo discente.

 

Leia aqui o Programa de Desenvolvimento Profissional Docente.