Ministério da Educação publica documento de orientação para implementação das novas Diretrizes das licenciaturas em relação às técnicas de ensino

O Ministério da Educação publica, no dia 12 de maio de 2016, documento orientador sobre questões relativas à Didática, Metodologias e Práticas de Ensino a fim de auxiliar os cursos de licenciaturas na revisão de seus currículos, qualificar a formação de professores para a Educação Básica e implementar a Resolução CNE/CP nº 02/2015.

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Orientações para cursos de Formação de Professores nas áreas de Didática, Metodologias e Práticas de Ensino – Documento-base SEB/MEC

Minuta da Resolução sobre inclusão de temáticas transversais nos PPCs

A equipe da Divisão de Planejamento e Desenvolvimento da PROGRAD está construindo, desde princípios de 2016, documento que disporá a inclusão de temáticas transversais nos PPCs dos cursos de graduação da UNIPAMPA.

Os temas transversais em discussão e que necessitam atenção nas atividades curriculares dos projetos de curso são:

  • Educação em Direitos Humanos;
  • Educação das Relações Étnico-Raciais;
  • Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena;
  • Educação Ambiental;
  • Educação para o respeito às diversidades de gênero, sexual, faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, entre outras.

Este documentos será discutido com a comunidade acadêmica, sendo encaminhado para discussão em cada unidade universitária que compõe a UNIPAMPA.

 

Encontros de discussão das novas Diretrizes para a Formação Inicial e Continuada de Professores

A partir de 2016, a Divisão de Planejamento e Desenvolvimento tem participado de encontros com professores dos cursos de licenciatura da Instituição para discutir a implementação das novas Diretrizes para Formação Inicial e Continuada de Professores (Resolução 02, de 1º de julho de 2015).

Nestes momentos, também são debatidos outros temas pertinentes aos currículos tais como: atenção aos temas transversais, estágio supervisionado, prática como componente curricular e formas de registro das atividades acadêmicas.

Busca-se, através do diálogo entre Divisão e Cursos, contribuir, cada vez mais, para a melhoria do ensino de graduação na UNIPAMPA.