II Encontro presencial da Comissão de Assessoria de Projetos Pedagógicos de Cursos

No intuito de prosseguir com o estudo, aprofundamento e sistematização de concepções e normatizações, a PROGRAD promoveu o II Encontro de Formação com a Comissão de Assessoria a Projetos Pedagógicos de Cursos (CAPPC) nos dias 24 e 25 de setembro de 2018.

A reunião, que aconteceu no campus Bagé da UNIPAMPA, teve o objetivo de constituir um espaço para revisão/organização do documento “Elementos do PPC” – para que o mesmo sirva como orientação para a escritura de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação na UNIPAMPA.

O encontro também visou aprofundar os estudos sobre regulação de EaD e Acessibilidade, respectivamente com a pedagoga Verônica Morales Antunes e com a professora Amélia Rota Bastos.

I Encontro Presencial da Comissão de Assessoria de Projetos Político-pedagógicos de Cursos

Como parte das ações que visam a melhoria contínua da qualidade no atendimento às demandas dos processos acadêmicos e pedagógicos da graduação, a PROGRAD promoveu o I Encontro de Formação com a Comissão de Assessoria de Projeto-pedagógicos de Cursos (CAPPC) nos dias 09 e 10 de agosto de 2018.

O evento, que aconteceu no campus Santana do Livramento da UNIPAMPA, teve o objetivo de constituir um espaço para estudo e aprofundamento de concepções, normatizações e legislações relativas à tessitura de Projetos Político-pedagógicos de Cursos de Graduação (PPCs) na UNIPAMPA.

O encontro visou especialmente estudo e reflexões diante da importância dos PPCs. Foi apresentado o Instrumento de Avaliação de Curso Presencial e a Distância – Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento (Inep) -2017 e suas implicações na (re) elaboração dos PPCs. O Encontro também aprofundou estudos sobre a regulação e a documentação, assim como estudou normativas utilizadas na elaboração de PPCs. Na tarde de sexta-feira, iniciou a proposição de novas diretrizes que irão orientar a elaboração e revisão dos PPCs na Instituição.

 

Da esquerda para a direita: Coordenadora de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação, Viviane Kanitz Gentil; Vice-reitor, Maurício Aires Vieira; Pró-reitora Adjunta de Graduação, Amélia Rota Borges de Bastos e Chefe da Divisão de Regulação e Avaliação, Lisete Funari Dias na abertura do I Encontro Presencial CAPPC.

 

Membros da Comissão de Assessoria de PPCs da UNIPAMPA.

Com informações da Coordenadoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação.

08 de maio é a data limite para envio de PPCs à Divisão de Planejamento e Desenvolvimento

Conforme o Calendário Acadêmico da UNIPAMPA, 08 de maio de 2018 é a data limite para o envio de Projetos Pedagógicos à Divisão de Planejamento e Desenvolvimento (DPD) com propostas de alterações referentes à nomenclatura, número de vagas, turno e tempo de integralização do curso de graduação a serem implementadas em 2019/1.

É importante observar que, antes de 08 de maio de 2018, os PPCs precisam ser analisados e aprovados pela Comissão Local de Ensino do Campus.

Os documentos que comporão o processo a ser encaminhados a essa Divisão, por memorando, são: o Projeto Pedagógico (em formato Word ou ODT e PDF), o Formulário de Análise (com o Parecer 1) e a Ata de Aprovação pela  Comissão Local de Ensino do Campus.

À medida que os Projetos Pedagógicos são recebidos pela DPD, entram na ordem de trabalhos de análise.

Dando continuidade ao trâmite do processo, a DPD analisa e emite o Parecer 2, e se o PPC estiver adequado à legislação e normativas institucionais, será encaminhado às instâncias superiores da Instituição.

No link “Arquivos Úteis à Elaboração de PPCs”, os NDEs e Comissões de Curso podem acessar documentos importantes para a elaboração dos projetos.

Ministério da Educação publica documento de orientação para implementação das novas Diretrizes das licenciaturas em relação às técnicas de ensino

O Ministério da Educação publica, no dia 12 de maio de 2016, documento orientador sobre questões relativas à Didática, Metodologias e Práticas de Ensino a fim de auxiliar os cursos de licenciaturas na revisão de seus currículos, qualificar a formação de professores para a Educação Básica e implementar a Resolução CNE/CP nº 02/2015.

Para visualizar a notícia na página do MEC, clique aqui.

Orientações para cursos de Formação de Professores nas áreas de Didática, Metodologias e Práticas de Ensino – Documento-base SEB/MEC