Elementos do Projeto Político-Pedagógico de Curso de Graduação da UNIPAMPA

A UNIPAMPA, no ano de 2008, deu início à elaboração de seu Projeto Institucional, tendo como um de seus objetivos balizadores a inserção regional na mesorregião da metade sul do Rio Grande do Sul. Em agosto de 2009, foi apresentada a versão final, denominada de Projeto Institucional da Universidade Federal do Pampa (PI), que contempla o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O PI é resultado da construção coletiva da comunidade acadêmica, representada pelos dez campi que compõem a Universidade e pela Reitoria.

Assim, a partir das especificidades desse documento, fez-se necessário a reformulação dos Projetos Político-Pedagógicos de Curso (PPC), a fim de que estejam alinhados às intenções do Projeto Institucional da UNIPAMPA, possibilitando, desta forma, que os cursos atendam às necessidades educacionais e demandas sociais da região.

Com o propósito de assessorar nessa tarefa o documento Elementos do Projeto Político-Pedagógico de Curso de Graduação da UNIPAMPA, fruto de uma construção coletiva, busca ser um material orientador, a fim de, consolidar as diretrizes para a elaboração dos PPC dos Cursos de Graduação da UNIPAMPA. Logo, não tem a pretensão de engessar o processo de pensar os cursos, tolhendo a liberdade de reflexão de seus atores. Ao contrário, o documento vem, primeiramente, fornecer definições de Projeto Político-Pedagógico de Curso e, a seguir, apontar rumos para a sua complexa elaboração.

DOWNLOAD DO DOCUMENTO

Diretrizes Orientadoras para Elaboração dos Projetos Pedagógicos das Licenciaturas da UNIPAMPA

O documento intitulado Diretrizes Orientadoras para Elaboração dos Projetos Pedagógicos das Licenciaturas da Universidade Federal do Pampa caracteriza-se como um documento orientador da concepção dos cursos de licenciatura (existentes e novos), das práticas pedagógicas e da definição das bases curriculares destes cursos. Foi construído, de forma coletiva, a partir dos encontros ocorridos no Fórum das Licenciaturas, no período de 2007 a 2011, frente à necessidade de consolidação de diretrizes que orientassem a elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura da UNIPAMPA.

DOWNLOAD DO DOCUMENTO

Seminário “Projeto Político-Pedagógico de Curso: tecendo reflexões e construções metodológicas coletivas”

Ocorreu nos dias 06 e 07 de outubro, no campus de Santana do Livramento, o Seminário “Projeto Político-Pedagógico de Curso: tecendo reflexões e construções metodológicas coletivas”. O Evento, organizado pelo Grupo de Assessoramento aos Projetos Pedagógicos de Curso (GT PPC), teve como objetivo promover o estudo e fomentar o debate sobre o processo de (re)elaboração dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação à luz dos elementos estruturantes do Projeto Institucional.

O primeiro dia de atividades contou com a palestra da Profª. Drª. Adriana Moreira Maciel (UFSM), que abordou temas referentes à importância do projeto político-pedagógico para os cursos de graduação (PPC).  A palestra foi transmitida por Webconferência, possibilitando o acompanhamento por quem não pode deslocar-se a Santana do Livramento. Em continuidade, as discussões referiram-se aos princípios norteadores na relação entre o Projeto Institucional e o Projeto Pedagógico de Curso, aos elementos constitutivos de um PPC e à relação teórico-prática na (re)elaboração do Projeto.

O Seminário teve a participação dos coordenadores de curso, coordenadores acadêmicos, representantes dos NuDE e NDE, em um total de 90 participantes.

UNIPAMPA participa do XXIV Encontro Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras – ForGRAD Nacional 2011

A professora Elena Maria Billig Mello, responsável pela Coordenadoria de Desenvolvimento do Ensino de Graduação (COORDEG/PROGRAD), esteve representando a Pró-Reitora de Graduação, professora Lúcia Vinadé, no XXIV Encontro Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras – ForGRAD Nacional 2011, realizado em Palmas/TO, no período de 29 de maio a 01 de junho. Neste Evento, participaram mais de 250 Pró-Reitores de Graduação (ou representantes) das Instituições de Educação Superior. Vários assuntos foram abordados, em especial, referentes à formação de professores, ao Plano Nacional de Educação 2011-2020, à qualidade e à expansão da Educação Superior, à articulação entre ensino, pesquisa e extensão na graduação, aos programas de melhoria do ensino de graduação, com destaque ao PIBID como um dos principais programas de integração entre a Educação Superior e a Educação Básica, aos estágios obrigatórios e não-obrigatórios, ao ENEM e ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Além disso, vários momentos de relatos de ações e experiências para qualificação da graduação ocorreram. Contou também com a presença do Secretário da Educação Superior (SESu/MEC), Luiz Cláudio Costa; com o Coordenador Geral de Relações Estudantis, Lucas Ramalho Maciel; com a Diretora de Currículos e Educação Integral, Jaqueline Moll; com o Diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Paulo Roberto Wollinger; e com a Diretora de Políticas e Programas de Graduação do MEC/SESu, Paula Branco de Mello. Ao final do Encontro foi finalizada a Carta de Palmas/TO, a partir da discussão das Cartas das Regionais: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. A Carta de Palmas/TO contempla questões de extrema relevância para a qualificação do “Ensino, Pesquisa e Extensão no contexto da Graduação para os próximos 10 anos”, como contribuição para o novo Plano Nacional de Educação – PNE 2011-2020.