Prodocência

O Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) visa ampliar a qualidade das ações voltadas à formação de professores, com prioridade para a formação inicial desenvolvida nos cursos de licenciaturas das instituições de ensino superior. Conforme a Portaria nº 40 de 03 de abril de 2013, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o objetivo principal do Programa é apoiar a execução de projetos que visem contribuir para elevar a qualidade dos cursos de licenciatura e valorizar a formação de professores para a Educação Básica.

A Unipampa participou das edições de 2011 e 2012 do Programa com o Projeto “Núcleo Interdisciplinar de Educação: articulações de contextos & saberes nos (per)cursos de Licenciatura da Unipampa”, que primou pela formação de educadores para atuarem na Educação Básica.

Atualmente, a Instituição está participando da edição 2014-2016, com o projeto “Desbravando fronteiras para a consolidação das licenciaturas de uma universidade fronteiriça”, aprovado pela Capes em 2013. O Programa envolve os oito campi com licenciaturas: Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, São Borja, São Gabriel, Uruguaiana, os quais estão promovendo a realização de 28 produtos educacionais.

Segundo a Capes, esses produtos educacionais se materializam em artigos publicados, portfólios e diários de bordo, material didático produzido (mídias, jogos, dinâmicas, etc), estratégias didáticas criadas e socializadas no portal do professor, relatórios de avaliação dos resultados, etc. Desse modo, os produtos são classificados em cinco categorias.