Cursos em EaD (Escolas de Governo)

 

O Nudepe informa que todo e qualquer Servidor, docente ou técnico-administrativo em educação da Unipampa pode realizar cursos gratuitos em Escolas de Governos e Instituições Públicas por meio de suas respectivas plataformas de Ensino a Distância (EaD).

Trata-se de oportunidade para o desenvolvimento de competências por parte de cada servidor visando à melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos.

A realização das respectivas inscrições das ações de capacitação ofertadas pelas Escolas de Governo indicadas nesta página, ficará a cargo do servidor interessado em participar, sendo necessário que o mesmo, para fins de registro das atividades de capacitação junto a Universidade:

1 –  preencha o formulário: “Formulário de Ciência da Participação em Cursos e Eventos Externos“. Para acessar o formulário Clique aqui; e

2 – após preenchimento e assinaturas do servidor e chefia imediata, encaminhar o documento digitalizado ao Nudepe via e-mail.

 

 

A Escola de Administração Fazendária (Esaf) é órgão integrante da estrutura do Ministério da Fazenda, subordinada ao Ministro de Estado da Fazenda.

Por meio de parcerias com organizações nacionais e internacionais, a Escola promove, entre suas funções específicas, a cooperação técnica com o intuito de consolidar programas e eventos de capacitação, bem como de captar recursos técnicos e/ou financeiros que beneficiem a gestão de finanças públicas.

Através da sua Diretoria de Educação a Distância, a Esaf utiliza o Moodle como ferramenta no processo de ensino aprendizagem a distância. O Moodle é uma plataforma virtual gratuita, de fácil acesso, que permite interação entre seus participantes em tempo real, possibilita a troca de arquivos, imagens e vídeos, bem como a realização de atividades avaliativas online e fóruns.

Clique aqui e conheça os cursos oferecidos e verifique o público-alvo, as carga horárias, os conteúdos programáticos, os objetivos de aprendizagem e a metodologia utilizada.

 

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) é uma escola de governo, do Poder Executivo federal, que oferece formação e aperfeiçoamento em Administração Pública a servidores públicos federais.

A Enap, vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), foi criada em 1986 e é regida pelas disposições da Lei nº 6.871, de 3 de dezembro de 1980, com as alterações da Lei nº 8.140, de 28 de dezembro de 1990, pelo estatuto aprovado na forma do Decreto nº 6.563, de 11 de setembro de 2008, alterado pelo Decreto nº 8.091, de 03 de setembro de 2013, por seu Regimento Interno e legislação complementar.

Com o intuito de proporcionar acesso à educação de qualidade a um maior número de servidores públicos localizados em todo o País, a Enap amplia anualmente suas ações de capacitação por meio de projetos e cursos que utilizam novas tecnologias de informação e de comunicação.

Os eventos de aprendizagem a distância são oferecidos na Escola Virtual Enap, hospedada em ambiente virtual Moodle. Alguns cursos baseiam-se em proposta de aprendizagem autodirigida e não contam com o acompanhamento de professores tutores. Exercícios, glossários e links complementam e dinamizam os conteúdos.

Nos cursos com acompanhamento de tutores, o servidor conta com a participação de professor especialista para orientações e esclarecimento de dúvidas e tem acesso aos recursos de correio eletrônico, fórum de discussão, chat e banco de perguntas frequentes.

Todos os eventos de aprendizagem a distância são gratuitos e oferecidos em turmas abertas. Os cursos sem tutoria são abertos aos agentes públicos dos três (03) poderes e das (03) três esferas de governo, e também a cidadãos.

Clique aqui e conheça os cursos oferecidos e verifique o público-alvo, as carga horárias, os conteúdos programáticos, os objetivos de aprendizagem e a metodologia utilizada.

 

A Escola do Trabalhador é uma das ações implementadas pelo Ministério do Trabalho (MTb) visando a qualificação de milhares de trabalhadores brasileiros e o combate ao desemprego. Por meio da Escola serão ofertados cursos nos doze eixos tecnológicos estabelecidos no Guia de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Ministério da Educação, respeitando as definições da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

Os cursos disponibilizados na Escola do Trabalhador são online, abertos à sociedade, com acesso irrestrito, gratuito e sem necessidade de escolaridade prévia. A certificação será realizada pela Universidade de Brasília (UnB) como cursos de extensão.

Clique aqui e conheça os cursos oferecidos, o público-alvo, as cargas horárias, os conteúdos programáticos, os objetivos de aprendizagem e a metodologia utilizada.

O Instituto Serzedello Corrêa (ISC), previsto na Lei Orgânica do TCU (art. 88 da Lei nº 8.443/92) e instituído pela Resolução-TCU nº 19, de 09/11/1994, é unidade de apoio estratégico do Tribunal de Contas da União (TCU), subordinada à Secretaria-Geral da Presidência (Segepres), que tem por finalidade propor políticas e diretrizes de seleção externa de servidores, educação corporativa, gestão do conhecimento organizacional e gestão documental, bem como coordenar as ações delas decorrentes (art. 19 da Resolução-TCU nº 253, de 21/12/2012).

Clique aqui e conheça os cursos oferecidos, o público-alvo, as cargas horárias, os conteúdos programáticos, os objetivos de aprendizagem e a metodologia utilizada.

 

O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) tem como atribuições exercer as prerrogativas de Escola de Governo do Senado Federal, que consistem em gerir e executar a Política de Capacitação do Senado Federal e o Programa de Integração e Modernização do Poder Legislativo Brasileiro (Interlegis); conceber, formular, executar e avaliar as ações de formação, treinamento e desenvolvimento de pessoas e equipes, considerando a diversidade de conhecimentos técnicos institucionalmente requeridos, e incluindo as dimensões estratégica, tática e operacional no que tange aos conhecimentos gerenciais; propor Planos de Capacitação, com o apoio das demais unidades da Casa; promover e fomentar pesquisas científicas relacionadas ao Poder Legislativo e sua inter-relação com os demais poderes e instituições democráticas, bem como disponibilizar o conhecimento produzido aos cidadãos por meio de cursos abertos e outras iniciativas; fomentar, apoiar e assistir, com o necessário suporte técnico, o processo de modernização do Poder Legislativo Brasileiro, integrando-o em suas instâncias federal, estadual e municipal, visando melhorar a comunicação e o fluxo de informações entre os legisladores, bem como para aumentar a eficiência e a eficácia das administrações das Casas Legislativas; promover a participação cidadã nos processos legislativos e a formação da Comunidade Virtual do Legislativo.

Clique aqui e conheça os cursos oferecidos através da plataforma de educação Saberes, onde encontrará informações quanto ao público-alvo, as cargas horárias, os conteúdos programáticos, os objetivos de aprendizagem e a metodologia utilizada.