Editais de Cultura

ITAÚ CULTURAL – Rumos Jornalismo Cultural

O Rumos Itaú Cultural Jornalismo Cultural 2011-2012 se divide em duas carteiras:

– Professor

– Estudante

O professor interessado – de graduação ou pós-graduação em Comunicação e/ou Jornalismo, e não necessariamente da disciplina de jornalismo cultural – deve inscrever um ensaio relativo às possíveis relações entre a academia e as empresas jornalísticas, com destaque na formação dos futuros jornalistas, conforme orientações do Edital. Se o texto for selecionado, dentre outros prêmios, seu autor participará, durante o ano de 2012, de um Fórum Virtual de Discussão, remunerado, no qual fará, com seus colegas de seleção, um mapeamento nacional dos programas de treinamento dos veículos de comunicação dedicados a estudantes ou mesmo jovens recém-formados.

O estudante de graduação em Comunicação e/ou Jornalismo se inscreve com uma reportagem para a editoria de cultura, podendo optar entre quatro categorias, sempre de acordo com as informações do Edital:

– Reportagem Impressa

– Reportagem Audiovisual

– Reportagem Radiofônica

– Web-Reportagem

Caso selecionada, dentre outros prêmios, o autor da reportagem participará, durante o ano de 2012, de um Laboratório Online de Jornalismo Cultural,remunerado, no qual produzirá outra reportagem, sob orientação de um editor de cultura.

leia o edital e inscreva-se.

..

ITAÚ CULTURAL – Rumos Artes Visuais

A quinta edição do Rumos Artes Visuais tem por objetivo incentivar e divulgar a produção de artistas emergentes e atuantes no Brasil, tomando como critérios de seleção a qualidade das obras.

Além de investigar a produção de arte contemporânea do momento, o programa propicia aos contemplados oportunidade de aprimoramento profissional por meio de ações de formação, como concessão de bolsas de estudo, participação em palestras e ações de difusão (exposições, divulgação em mídia), contribuindo, assim, com um olhar artístico mais abrangente, sensível à diversidade de linguagens que integram o panorama artístico do país.

leia o edital e inscreva-se.

..

ITAÚ CULTURAL – Rumos Educação, Cultura e Arte

Em sua terceira edição, o Rumos Educação, Cultura e Arte busca apoiar a formação de profissionais que desenvolvem, em todo o país, propostas diferenciadas nos campos da cultura e da arte por meio da educação não formal.

Pretende-se, assim, contribuir para a continuidade e o aperfeiçoamento das ações existentes e para a criação de outras práticas de convergência entre cultura, arte e educação .

leia o edital e inscreva-se.

..

Concurso “Projeto Bibliomúsica 2011″ – Ano Assis Valente e Nelson Cavaquinho

O PROJETO BIBLIOMÚSICA é um projeto educativo cultural aberto a músicos de todo o país. Promove concertos didáticos/ pedagógicos mensais acompanhados de preleções informativas,intercaladas entre números musicais.
Para informações detalhadas, leia a integra do edital.

.

10º Prêmio Nabor Pires Camargo – Indaiatuba/SP

O Prêmio Nabor Pires Camargo é voltado à música popular brasileira e tem o objetivo de expandir o conhecimento sobre as obras do compositor indaiatubano Nabor Pires Camargo (1902-1996), além de revelar talentos de músicos brasileiros. As inscrições terminam no dia 18 de março.
Confira aqui o edital e a ficha de inscrição.
.

PROGRAMA PETROBRAS CULTURAL 2011

As inscrições para as áreas de Festivais de música, Festivais de cinema e Difusão de longa-metragem encerraram no dia 21 de janeiro de 2011. Veja o Roteiro e os regulamentos específicos de cada uma das áreas aqui.

.