Mais Cultura nas Universidades

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura convida toda comunidade acadêmica para participar da construção do Plano de Cultura da UNIPAMPA a ser submetido ao Edital SESu N. 30, de 07 de outubro de 2014 – Mais Cultura nas Universidades (ANEXO I).

1          DISPOSIÇÕES GERAIS
O Plano de Cultura Institucional (PCI) será resultado de construção coletiva dos Planos de Cultura das Unidades (PCU) formulados pelos dez campi e pelas pró-reitorias. Cada unidade deverá enviar sua proposta para o e-mail proext@unipampa.edu.br em formulário anexo a esta chamada no prazo definido no Cronograma (item 6 deste Convite).

As propostas serão analisadas por Grupo de Gestão do Plano (GGP), requisito definido no item 6.7 do Edital N. 30, composto pelo coordenador das propostas enviadas pelos campi e pelos dois produtores culturais da PROEXT.

Caberá ao grupo gestor análise dos PCUs, indicação de elementos de qualificação das propostas,  redação da proposta institucional, indicação do Coordenador Institucional e, em caso de aprovação no Edital, o acompanhamento e assessoramento do PCI.

As propostas das unidades e o PCI deverão atender plenamente o disposto no referido Edital e estar alinhadas com o Plano Nacional de Cultura.

2           CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
2.1  Cada campus poderá enviar apenas uma proposta que deve atender pelo menos um dos eixos temáticos dispostos no item 5 do Edital SESu N. 30. As propostas enviadas pelos campi deverão contemplar demandas da própria unidade acadêmica e da região em que está sediado o campus.
2.2  A construção de proposta envolvendo os dez campi e/ou todos os municípios da região em que a UNIPAMPA está localizada ficará sob responsabilidade da Pró-reitoria de extensão e cultura em parceria com as demais pró-reitorias.
2.3   O coordenador do PCU será o responsável pelo acompanhamento das ações previstas para a unidade e deverá compor o Grupo de Gestão do Plano (GGP), conforme exigência do item 6.7 do Edital SESu N. 30.
2.4  O coordenador de cada PCU deverá participar de reuniões presenciais ou a distância do GGP no mês de janeiro de 2015 para análise das propostas de todas as unidades e redação da proposta institucional.

3      DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENCAMINHAMENTO INTERNO DE PROPOSTAS
3.1  Formulário de proposta (ANEXO II deste Convite);
3.2  Currículo lattes do coordenador da proposta da unidade;
3.3  Extrato de ata do Conselho de Campus com parecer favorável à apresentação do PCU e manifestação sobre a disponibilidade da unidade para apoiar a execução do plano no que diz respeito à execução financeira dos recursos obtidos, em caso de aprovação, e de espaço físico para as atividades listadas no plano, se for o caso.
3.4  Carta de Anuência da instituição e/ou da comunidade parceira, quando houver.

4      RECURSOSO FINANCEIROS
4.1  A proposta enviada pelo campus poderá prever utilização de recursos financeiros no valor máximo de até R$ 110.000,00, considerando as especificidades e objetivos do Edital SESu N. 30. A definição do orçamento institucional será feita pelo Grupo de Gestão, o qual poderá realizar ajustes e remanejamentos de itens visando a qualificação total da proposta institucional.
4.2  A proposta das Pró-reitorias, que deverá abranger todos os campi e municípios, poderá prever a utilização de recursos financeiros de até R$ 400.000,00.
4.3  A definição final do orçamento institucional será feita pelo Grupo de Gestão, o qual poderá realizar ajustes e remanejamentos de itens visando qualificação da proposta institucional.

5      ANÁLISE INTERNA DAS PROPOSTAS
As propostas serão recebidas pela PROEXT, que promoverá reunião dos coordenadores e instituição do Grupo de Gestão do Plano (GGP) no período definido no cronograma. Caberá ao GGP a leitura e análise de todas as propostas, bem como apontamentos para qualificação das propostas, buscando atender plenamente todos os itens do Edital N. 30 SESu. Em caso de apontamentos realizados pelo Grupo de Gestão, as propostas das unidades somente serão acolhidas na construção definitiva do Plano Institucional se atenderem aos ajustes solicitados.

6     CRONOGRAMA

05/01/2015 Prazo final para envio de proposta para construção do Plano de Cultura Institucional a ser submetido ao Edital MEC/MINC.
06/01/2015 a 16/01/2015 Período de avaliação e articulação das propostas pelo Grupo de Gestão.
21/01/2015 Data limite para recebimento de ajustes nas propostas das unidades.
22/01/2015 a 31/01/2015 Período para revisão final do Plano de Cultura Institucional.
05/02/2015 Data limite para envio da proposta institucional.

7      DISPOSIÇÕES FINAIS
Como este CONVITE não prevê exclusão ou desclassificação de propostas e seu coordenador deverá participar do processo de construção coletiva do Plano de Cultura Institucional, não caberá interposição de recursos.

Maiores informações podem ser obtidas junto à PROEXT pelo e-mail proext@unipampa.edu.br ou pelo telefone (53) 3240 5426.

MemoCircular Mais Cultura
ANEXO I – Edital Mais Cultura nas Universidades
ANEXO II – formularioMaisCultura