HEFORSHE – ElesPorElas

Com o objetivo de institucionalizar a sua integral contrariedade a toda e qualquer forma existente de preconceito de gênero e violência contra mulheres e meninas, a UNIPAMPA, na pessoa da sua Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Nádia Bucco, passou a integrar o Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento Mundial Eles por Elas (HeForShe) da ONU Mulheres, em evento ocorrido na data de 06 de abril de 2017, no Teatro Dante Barone – localizado no Palácio Farroupilha, em Porto Alegre.

A partir da adesão ao programa, deu-se início ao processo de institucionalização do compromisso #HeForShe na Universidade através da Constituição de 11 Comitês Locais UNIPAMPA ElesPorElas (Reitoria e campi Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana). Os Comitês promoveram ações em seus respectivos campi relacionadas à temática do HeForShe.

Além disso, foram promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura eventos referente à temática.

Ainda no que concerne a temática, a Proext, através de sua Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento Social, realizou um mapeamento  da proporção entre Mulheres x Homens na instituição no que diz respeito a discentes e servidores.

Outra ação elaborada no âmbito da Proext se deu através do lançamento da Websérie “Mulheres que inspiram”, cujos episódios podem ser acessados através do link https://www.youtube.com/channel/UCR_KQS8CJhd4l_ZZEp-sHdQ

Ainda no que diz respeito às ações da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura para promover a política do programa HeForShe, foi lançada a cartilha Violência de Gênero na Universidade, a qual pode ser acessada aqui.

Fórum Regional em Defesa da Igualdade de Gênero: Articulação Universidade, Gestão Pública e Movimentos Sociais frente à Violência contra as Mulheres e Meninas: https://eventos.unipampa.edu.br/forumigualdadedegenero/