Programas Institucionais

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNIPAMPA apresenta os PROGRAMAS INSTITUCIONAIS a serem executados no período de 2013-2015, resultado das ações da PROEXT desde sua criação, no ano de 2008, as quais permitiram identificar necessidades e carências da comunidade externa e potencialidades da Universidade para atender essas demandas.

A execução de projetos e programas planejados, propostos e executados por servidores docentes e técnicos administrativos e discentes junto à comunidade externa colocou a universidade em contato com a realidade regional e também com instituições e setores da sociedade e permitiu identificar as áreas do conhecimento de maior produtividade científica e acadêmica na instituição. Com o propósito de articular esses projetos em andamento e principalmente de propor diretrizes institucionais para o enfrentamento de necessidades e carências, estão sendo instituídos quatro programas que serão executados no período de 2013-2015 e que serão constituídos por propostas apresentadas pela PROEXT ou por servidores docentes e técnicos administrativos.

1) Programa GUAMAN – Circuitos Culturais Permanentes do Pampa

O Programa GUAMAN visa apoiar e promover ações institucionais no âmbito cultural com os seguintes objetivos: ampliar o acesso aos bens e serviços culturais; fomentar a manifestação artístico-cultural, promovendo a produção cultural local; qualificar o ambiente social da região, ampliando a oferta de equipamentos e dos meios de acesso à produção e à expressão cultural; estabelecer a UNIPAMPA enquanto entidade presente e constante nos diálogos artístico-culturais da região.

O Programa compreenderá ações voltadas à democratização do acesso a bens e serviços culturais; ao fortalecimento de experiências culturais desenvolvidas por agentes e movimentos sócio-culturais da região; ao fortalecimento dos saberes, dos fazeres, dos cultivos e dos modos de vida de populações tradicionais; à interlocução cultural entre as fronteiras; à promoção dos direitos culturais assegurados pela Constituição, respeitando as questões de gênero, étnicas, raciais, geracionais, de orientação sexual e de diversidade cultural; à capacitação e valorização de trabalhadores da cultura.

O Programa de Apoio a Ações Artístico-Culturais priorizará a descentralização das atividades culturais, fomentando iniciativas multicampi, considerando a abrangência da UNIPAMPA.

2) Programa APOIO A AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Este Programa pretende colaborar para qualificação profissional na região e, portanto, atuar no desenvolvimento regional por meio da oferta regular de cursos de curta e média duração, palestras e oficinas, assegurando atualização e formação continuada à comunidade externa.
Serão desenvolvidos projetos específicos para os profissionais da Educação Básica, dando continuidade ao ‘Programa de Apoio a Ações para Formação Continuada’, lançado no ano de 2011. Cabe destacar que a UNIPAMPA oferece vários cursos de licenciatura os quais colaboram de maneira isolada para o desenvolvimento do sistema de ensino da região. A concretização do PROGRAMA articulará as ações em andamento e ampliará a oferta para toda região, inclusive para municípios em que não há campi da instituição.
Também é objetivo do programa propor ações para qualificação de profissionais atuantes em setores produtivos da região, bem como estimular o desenvolvimento de outros campos profissionais.
Confira a página do Formação Continuada: clique aqui.