Equipe PROGRAD e Coordenação Institucional do PIBID debatem sobre o Seminário IntraPIBID e Fórum das Licenciaturas

Equipe da Pró-Reitoria de Graduação e Coordenação Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) estiveram reunidos dia 17 de agosto de 2017, com objetivo de planejar a realização do Seminário IntraPIBID e Fórum das Licenciaturas a ser realizado em setembro do corrente ano. Pautas como a Resolução CNE/CP nº 02, de 1º de julho de 2015 e Portaria CAPES nº 158, de 10 de agosto de 2017 devem nortear o debate e as ações dos referidos eventos, com a perspectiva da Unipampa estabelecer a política institucional e o seu Projeto Pedagógico Institucional (PPI) em relação à formação inicial e continuada de profissionais de magistério e os programas de estudos e pesquisas em educação.

Ocorrerá de 21 a 28 de agosto a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2017. Essa semana tem como finalidade principal debater a urgência desse tema nas pautas principais da sociedade, refletindo sobre o dever da igualdade para inclusão.

A Pró – Reitoria de Graduação – PROGRAD, está atenta as questões da inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência, e, por essa razão, tem cada vez mais, inserido essas demandas em seus projetos e diálogos.

É necessário entender que mesmo diferentes, somos todos iguais, essa situação é respaldada no artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos que diz, “todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade. Neste sentido é de extrema importância a participação de todos nós nas ações que irão acontecer em todo o país.

Para mais informações acesse o link http://apaebrasil.org.br/page/semana-nacional-da-pessoa-com-deficiencia-intelectual-e-multipla-2017

O CURSO DE HISTÓRIA RECEBE CONCEITO QUATRO NO PROCESSO DE RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO AVALIADO PELO MEC

O curso de História, campus Jaguarão da UNIPAMPA, recebeu conceito quatro após a avaliação in loco realizada pelo Ministério da Educação (MEC), entre os dias 06 e 09 de agosto de 2017. Na ocasião, foram analisadas categorias como organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, infraestrutura, além de requisitos legais e normativos.

A Pró-Reitoria de Graduação da UNIPAMPA, reconhecendo o importante trabalho empenhado pelos docentes, técnicos, discentes e gestores do campus Jaguarão e da Universidade, bem como o trabalho da equipe PROGRAD, na organização e na participação nesse processo avaliativo, parabeniza à comunidade acadêmica por mais esta conquista.

Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD, realiza Encontro de Formação e Gestão

Encontro de Formação e Gestão Acadêmica

No dia 10 de agosto do corrente ano, com o objetivo de constituir um espaçotempo para a orientação, a escuta e a proposição de encaminhamentos para atenção à legislação da educação superior em relação às atividades de ensino da Graduação, a Equipe da Pró-Reitoria de Graduação (Prof. Ricardo Carpes, Pró- Reitor de Graduação; Profª. Maristela Cortez Sawitzki, Pró-Reitora Adjunta de Graduação; Profª. Paula Bianchi, Coordenadora de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação; Prof. Evandro Guindani, Chefe da Divisão de Planejamento e Desenvolvimento e Rita Silveira, Assessora Especial da PROGRAD) esteve reunida com as Coordenações Acadêmicas dos 10 Campi da Unipampa (Prof. Felipe Denardin Costa, Campus Alegrete; Prof. Elenilson Freitas Alves, Campus Bagé; Prof. Ricardo Machado Ellensohn, Campus Caçapava do Sul; Prof. Leonardo Paz Deble, Campus Dom Pedrito; Profª. Carla Pohl Sehn, Campus Itaqui; Profª. Paula Trindade da Silva Selbach , Campus Jaguarão; Prof. Alexandre Vicentine Xavier, Campus Santana do Livramento; Prof. Muriel Pinto, Campus São Borja; Prof. Chariston Andre Dal Belo (Diretor), Campus São Gabriel e Prof. Edward Frederico Castro Pessano, Campus Uruguaiana). Para contribuir com o debate, contamos com a presença do professor, Dr. Luiz Edgar Araujo Lima, Pró-reitor de Gestão de Pessoas.

Ações deste cunho encontram par na política de gestão da PROGRAD que se caracteriza pela gestão participativa, com a perspectiva de dar atenção à legislação e melhoria contínua da qualidade de ensino e da aprendizagem na Universidade Federal do Pampa.

Tratativas para organização do SIEPE não param

A comissão organizadora do SIEPE tem trabalhado incansavelmente para garantir o sucesso da nona edição do evento. A reunião que ocorreu no dia 20 de julho, no campus de Sant’Ana do Livramento contou com representantes da Universidad Técnológica del Uruguay, Comissão da Fronteira e Comissão Geral do evento.

O coordenador geral do evento, professor Hélvio Rech reiterou a importância da construção coletiva do evento, dos esforços somados para os avanços que vem ocorrendo na organização do mesmo. Durante a reunião foi possível ampliar as discussões acerca da infraestrutura e logística do evento, bem como, definir questões atinentes ao comitê científico do mesmo.

O SIEPE contará com ações paralelas nos três dias de atividades que fortalecerão o envolvimento da comunidade acadêmica da Unipampa. A submissão de trabalhos será no mês de agosto, obedecendo ao Cronograma que em breve será lançado.

As reuniões e tratativas seguem intensas. Na próxima semana, dia 02 de agosto, nova reunião geral acontecerá em Sant’Ana do Livramento.

Acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação do Campo – LeCampo visitam a Reitoria e suas Pró-Reitorias

No dia 25 de julho alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo visitaram a Reitoria da Unipampa. A atividade foi desenvolvida pelo professor Dr. José Guilherme Gonzaga que ministra um Componente Curricular Complementar de Graduação que é sobre Educação do Campo e UNIPAMPA.  Na oportunidade os discentes foram recebidos pelas Prós- Reitorias de Graduação (PROGRAD), Administração (PROAD), Pesquisa, Pós- Graduação e Inovação (PROPPI), Extensão e Cultura ( PROEXT), e Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC).

Durante a atividade os presentes foram convidados a se pronunciar. O pró- reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários em exercício, professor Dr. Marcello Ferreira, contextualizou sobre o trabalho desenvolvido pela PRAEC e a importância desta para a LeCampo. A Pró – reitora de Graduação em exercício, professora Dra. Maristela Sawitzki, reiterou a importância do curso para a formação de mão de obra qualificada para atuar na área da educação nos espaços rurais. O pró- reitor adjunto de Extensão e Cultura, Dr. Rafael Maurer, comentou sobre a importância de aproximação desse curso e a referida pró – reitoria. Ainda participaram desse momento o Pró- Reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação Pedro Rebes, o Pró- Reitor de Administração Evelton Machado Ferreira, o Coordenador de Processos Acadêmicos, Bruno Martinato e a Assessora de Projetos e Comunicação, Shirley Nascimento, ambos da PROGRAD.

Ao final, o espaço foi aberto para dúvidas e questionamentos dos alunos que aproveitaram o momento para saberem um pouco mais sobre as dinâmicas de gestão da Unipampa.