EXPEDIÇÃO IBC

No dia 03 de dezembro, a Pró-Reitora Adjunta de Graduação, Amélia Rota Borges de Bastos e o Professor Cristiano Corrêa Ferreira realizaram visita técnica ao Instituto Benjamin Constant (IBC), para discussão de produção de recursos acessíveis para o ensino de alunos com deficiência visual. Essa foi uma atividade do projeto de pesquisa de inovação, chamado “Produção de Recursos Acessíveis”, fomentada pela chamada interna n° 3 de apoio a inovação – INOVAPAMPA 2018 da PROPPI.

O Instituto Benjamin Constant é um centro de referência nacional na área da deficiência visual, localizada no bairro da Urca, na cidade e estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Atualmente, o IBC é mais do que uma escola que atende crianças e adolescentes cegos, surdocegos, com baixa visão e deficiência múltipla; é também um centro de referência, a nível nacional, para questões da deficiência visual, capacitando profissionais e assessorando instituições públicas e privadas nessa área, além de reabilitar pessoas que perderam ou estão em processo de perda da visão.

O Instituto é comprometido também com a produção e difusão da pesquisa acadêmica no campo da Educação Especial. Através da Imprensa Braille, edita e imprime livros e revistas em Braille, além de contar com um farto acervo eletrônico de publicações científicas.

O resultado da visita técnica será a implantação dos recursos utilizados nessa instituição para a acessibilidade dos alunos cegos da Unipampa.

Fontes:

http://www.ibc.gov.br/o-ibc

http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/propesq/2018-2/