Diplomação

Está em condições de obter o Diploma em Cursos de Graduação da UNIPAMPA o discente que, até o final de cada período letivo, obedecidos aos prazos do Calendário Acadêmico, cumprir as exigências curriculares previstas para conclusão do respectivo curso e as demais exigências legais.

Para se diplomar, o discente, além de atender às exigências curriculares, deve estar em dia com a Justiça Eleitoral e, no caso do discente de sexo masculino, também com o Serviço Militar.

Cabe à Direção do Campus constituir a Comissão Local de Formatura, que representa os prováveis formandos na Comissão de Curso e nas outras instâncias da Universidade, em consonância com a Resolução 002/2010 do CONSUNI.

Cabe ao Coordenador de Curso, mediante análise do cumprimento das exigências curriculares, o deferimento para Colação de Grau.

Aos diplomados é fornecido Histórico Escolar Final, registrando apenas as aprovações obtidas nas atividades de ensino. A Solicitação deverá ser feita na Secretaria Acadêmia a partir de 15 dias após a Colação de Grau.

A Colação de Grau é ato formal e solene da Universidade, mediante o qual há outorga do título ao formando. Para maiores informações, acesse o Guia de Processos Acadêmicos.

COLAÇÃO DE GRAU EM GABINETE:

A Colação de Grau em Gabinete é o ato realizado em ambiente interno da Universidade, na presença do Reitor ou de seu representante legal, por requerimento do graduando, nos casos em que o graduando, por motivo de força maior, não puder se fazer presente ou representado nas Cerimônias Externa ou Interna de Colação de Grau. A solenidade terá a mesma formalidade da solenidade oficial realizada pela Universidade, sendo dispensado o uso de vestes talares. Será possível a outorga de grau mediante procuração específica com fé pública (autenticada em cartório) ou acompanhada de documento de identificação com foto do graduando (original ou cópia autenticada).

A colação de grau em gabinete poderá ser realizada em data anterior à colação de grau externa, prevista no Calendário de Colações de Grau, desde que solicitada na Secretaria Acadêmica e justificada através de documentos. A solicitação deverá ser submetida à análise e autorização da Coordenação do Curso, que a aprovará nos seguintes casos:

  1. Nomeação em concurso público que requeira apresentação do diploma ou equivalente antes da data da colação de grau, mediante documento comprobatório;
  2. Aprovação em processo seletivo para ingresso em cursos de pós-graduação que requeira apresentação do diploma ou documento equivalente antes da data da colação de grau, mediante documento comprobatório.
  3. Contratação por empresa pública ou privada, comprovada por carta original da empresa com a proposta de emprego recebida, cujo conteúdo deverá informar a data provável de contratação, a exigência de apresentação da certidão de colação de grau para que seja efetivada a contratação, o CNPJ, a Razão Social e a identificação do responsável pela empresa contratante ou de seu departamento de recursos humanos, com assinatura, carimbo e dados para contato.

O concluinte que, por qualquer motivo, haja feito ou requerido a Colação de Grau em Gabinete e ainda assim manifestar interesse em participar da cerimônia solene externa da turma poderá fazê-lo simbolicamente, mediante requerimento à Secretaria Acadêmica com deferimento da Coordenação Acadêmica.

Legislação:

Inscrições:

O graduando deverá solicitar a Colação de Grau em Gabinete na Secretaria Acadêmica do campus, através de requerimento com justificativa e comprovação do motivo de força maior, nos termos da legislação vigente. A documentação necessária para a diplomação, descrita no Calendário de Colações de Grau, deve acompanhar o pedido, caso ainda não tenham sido apresentada.

Observações:

– A Colação de Grau em Gabinete deverá ser solicitada na Secretaria Acadêmica do campus, sempre que não for possível o comparecimento do formando na cerimônia interna ou externa, mediante justificativa e comprovação do motivo de força maior;

– O Coordenador Acadêmico deve solicitar o período para colação de grau em Gabinete, e

– As colações em gabinete poderão ser na Reitoria da UNIPAMPA, em Bagé ou no Campus do aluno.

2ª VIA DE DIPLOMAS