Enade

Nesta página:
1.      Identificação e Inscrição de alunos irregulares de anos anteriores
2.      Conceito ENADE e Conceito Preliminar de Cursos- CPC
3.      ENADE:
4.      CICLO DE AVALIAÇÃO ENADE
5.      Portarias do ENADE 2017:
6.      Portarias do ENADE de anos anteriores:
7.      Documentos de dispensa do ENADE 2013

1 – Identificação e Inscrição de alunos irregulares de anos anteriores

Acesse a presentação institucional que contém informações, orientações complementares e um tutorial a respeito da identificação e do cadastramento de alunos irregulares no Sistema Enade, que é de responsabilidade dos coordenadores de curso.

Apresentação Enade 2016

Sensibilização dos Estudantes para o Enade 2017

 

2 – Conceito ENADE e Conceito Preliminar de Cursos- CPC

Clique para conhecer os resultados conceito-ENADE-e-CPC dos cursos da UNIPAMPA.

Clique para visualizar a Portaria-599, de 17 de dezembro de 2014, com os resultados de IGC 2013.

 

3 – ENADE: 

 

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), integrante do Sistema de Avaliação da Educação Superior (SINAES), previsto pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. O ENADE tem aplicação trienal para os cursos de graduação. Devem participar do ENADE ingressantes  e concluintes, dos cursos avaliados em cada edição. Os ingressantes são inscritos, mas dispensados da realização da prova.

O ENADE é componente curricular obrigatório, conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao Enade. O estudante concluinte habilitado ao ENADE que não realizar a prova, não poderá receber seu diploma enquanto não regularizar sua situação junto ao ENADE.

Esclareça suas dúvidas aqui.

 

4 – CICLO DE AVALIAÇÃO ENADE

Conforme Art. 33- E da Portaria Normativa nº 40/2007 o calendário para as áreas e eixos tecnológicos  avaliadas pelo ENADE observará:

Área Eixo tecnológico
Ano I Saúde, ciências agrárias e áreas afins Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança
Ano II Ciências exatas, licenciaturas e áreas afins; Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infra-estrutura, Produção Industrial
Ano III Ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins. Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design

Ano I: 2004; 2007; 2010; 2013; 2016.

Ano II:  2005; 2008; 2011; 2014.

Ano III: 2006; 2009; 2012; 2015.

A relação de cursos que compõem o calendário anual de provas do ENADE,  poderá ser complementada ou alterada, nos termos do art. 6º, V, da Lei nº 10.861, de 2004, por decisão da CONAES, ouvido o INEP, mediante ato homologado pelo Ministro da Educação, considerando como critérios, entre outros, a abrangência da oferta e a quantidade de alunos matriculados.

 

5 – Portarias do ENADE 2017:

PORTARIA NORMATIVA No 8, DE 26 DE ABRIL DE 2017

EDITAL Nº 26, DE 16 DE JUNHO DE 2017

Cursos avaliados em 2017:  cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Sistema de Informação. Bacharel ou licenciatura nas áreas de: Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Português, Matemática e Química. Licenciatura nas áreas de: Artes Visuais, Educação Física, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Letras – Inglês, Música e Pedagogia. Tecnólogo nas áreas de: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores; e Gestão da Tecnologia da Informação.

 

6 – Portarias do ENADE de anos anteriores:

Portaria Normativa nº 3 , de 02/04/2008

Cursos avaliados em 2008: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química, e os Cursos Superiores de Tecnologia em Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

Portaria Normativa nº 1, de 29/01/2009

Cursos Avaliados em 2009:  Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo; e os Cursos Superiores de Tecnologia em: Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais.

Portaria Normativa nº 05, de 22/02/2010

Cursos Avaliados em 2010: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia; e os cursos que conferem diploma de tecnólogo em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.

Portaria Normativa nº 8, de  15/04/2011

Cursos Avaliados em 2011: Cursos que conferem diploma de bacharel em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia; cursos que conferem diploma de bacharel ou licenciatura em Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química; cursos que conferem diploma de licenciatura em Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música; e cursos que conferem diploma de tecnólogo em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

Portaria normativa nº 06, de 14/03/2012

Cursos Avaliados em 2012: Cursos que conferem diploma de bacharel em: Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Turismo; que conferem diploma de tecnólogo em: Gestão Comercial; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Logística; Marketing; Processos Gerenciais.

Portaria Normativa nº 6, de 27/03/2013

Cursos Avaliados em 2013: Cursos que conferem diploma de bacharel em: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia; que conferem diploma de tecnólogo em: Agronegócio, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.

Portaria Normativa nº 08 14 de março de 2014

Cursos avaliados em 2014: Cursos que conferem diploma de bacharel em Arquitetura e Urbanismo, Sistema de informação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de computação, Engenharia de controle e automação, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de alimentos, Engenharia de produção, Engenharia Ambiental, Engenharia florestal e Engenharia. Cursos que conferem diploma de bacharel ou licenciado em Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática e Química. Cursos que conferem diploma de licenciatura em Artes visuais, Educação física,  Letras- português e espanhol, Letras- Português e Inglês, Música e Pedagogia. Cursos que conferem diploma de tecnólogo em Análise e desenvolvimento de sistemas, Automação industrial, Gestão da Produção Industrial, Redes de computadores.

Portaria normativa ENADE 2015

Cursos avaliados em 2015: Cursos de Bacharelado em: Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social- Jornalismo; Comunicação- Publicidade e propaganda; Design;  Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Teologia; Turismo.  Cursos Superiores de Tecnologia em: Comércio Exterior; Design de interiores; Design de Moda; Design gráfico; Gastronomia; Gestão Comercial; Gestão da qualidade; Gestão de Recursos Humanos; Gestão financeira; Gestão pública; Logística; Marketing; Processos Gerenciais.

Portaria Normativa ENADE 2016

Cursos avaliados em 2016:  cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Agronomia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia;  Fonoaudiologia; Medicina;  Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Serviço Social; e Zootecnia.; Cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de: Agronegócio; Estética e Cosmética; Gestão Ambiental; Gestão Hospitalar;  Radiologia.

7 – Documentos de dispensa do ENADE 2013

Portaria de Dispensa

Memorando Circular 4/2013

Formulário de Solicitação de Dispensa

Lista de Códigos E-MEC e Códigos de Habilitação para consulta:

Lista Códigos E-MEC_IES e Curso

Lista dos códigos de habilitação de alguns cursos de graduação

Links importantes:

Site do ENADE: http://portal.inep.gov.br/enade

Consulta da Legislação por ano: http://portal.inep.gov.br/enade/legislacao-2014 

Site do sistema ENADE para realização das inscrições: http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/