Mobilidade Acadêmica

O Programa de Mobilidade Acadêmica Interinstitucional permite ao discente de outras Instituições de Ensino Superior – IES, cursar componentes curriculares na UNIPAMPA, como forma de vinculação temporária pelo prazo estipulado no Convênio assinado entre as Instituições. Da mesma forma, possibilita que estudantes de graduação da UNIPAMPA realizem estudos em outras IES do país. Para ler o convênio na íntegra, clique aqui.

O prazo máximo de afastamento é de 2 (dois) semestres letivos podendo, em caráter excepcional, e a critério das instituições envolvidas, ser prorrogado por mais 1 (um) semestre.
Durante o afastamento, o discente terá sua vaga assegurada no curso de origem, devendo o período de afastamento ser computado para o tempo máximo de integralização.

O período para encaminhamento do pedido pelas instituições de origem é até 31 de maio e até 31 de outubro de cada ano para os semestres letivos subsequentes.

Podem inscrever-se no programa alunos que atendam aos seguintes requisitos:

  • Estar regularmente matriculado em curso de graduação de instituição signatária do programa. Relação disponível em http://www.andifes.org.br/?page_id=16;
  • Ter concluído pelo menos 20% (vinte por cento) da carga horária de integralização do curso de origem;
  • Ter no máximo 2 (duas) reprovações acumuladas nos 2 (dois) períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.

PROCEDIMENTOS PARA ALUNOS DA UNIPAMPA:

Observados o calendário e os procedimentos para Mobilidade Acadêmica  na IES pretendida, os alunos da UNIPAMPA interessados em participar do Programa deverão consultar o Coordenação do Curso  para elaborar o plano de estudos. O coordenador do curso deverá analisar a(s) ementas/programas da(s) disciplina(s) a ser(em) cursada(s) pelo aluno na Instituição receptora, de modo a subsidiar a posterior e obrigatória concessão de equivalência, em caso de aprovação do aluno.

Após análise e possível deferimento o Coordenador de Curso, deverá encaminhar à Secretaria Acadêmica do Campus, que enviará toda a documentação (ver documentação necessária logo abaixo) à Divisão de Documentação Acadêmica – Gabinete do Vice-Reitor, que autuará o processo de mobilidade acadêmica e emitirá ofício de apresentação à Instituição de destino/receptora para análise de viabilidade da mobilidade.

O afastamento para a mobilidade acadêmica somente se efetivará quando a Instituição de destino/receptora, comunicar formalmente a aceitação do pedidio do aluno, acompanhado da documentação comprobatória de matrícula.

Ao final da permanência do aluno, a IES receptora deverá emitir certificado comprobatório da(s) disciplina(s) cursada(s) por ele, com notas, freqüência e resultados finais obtidos, para envio à UNIPAMPA.

Documentação necessária:

  • Pedido de mobilidade acadêmica do aluno;
  • Carta de apresentação;
  • Histórico escolar atualizado;
  • Atestado de matrícula;
  • Declaração de liberação da Coordenação do curso de origem contendo a indicação das disciplinas e a equivalência entre a Instituição de origem e a Instituição de destino/receptora;
  • Sequência aconselhada ou fluxograma do curso de origem;
  • Cópias do RG e CPF do aluno.
Obs.: O aluno deverá confirmar a documentação necessária diretamente na IES de interesse.
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PROCEDIMENTOS PARA ALUNOS DE OUTRAS IES CONVENIADAS:

Atendidas as exigências do Convênio Andifes, a Instituição de origem deverá encaminhar à Divisão de Documentação Acadêmica – Gabinete do Vice-Reitor, dentro dos prazos estabelecidos pelo Convênio, os seguintes documentos:

  • Carta de apresentação;
  • Histórico escolar atualizado;
  • Atestado de matrícula;
  • Declaração de liberação da Coordenação do curso de origem contendo a indicação das disciplinas e a equivalência entre a Instituição de origem e a Instituição de destino/receptora;
  • Sequência aconselhada ou fluxograma do curso de origem;
  • Cópias do RG e CPF do aluno.

Será aberto um processo em nome do aluno, que será enviado à Secretaria Acadêmia do Campus do curso pretendido, que encaminhará à Coordenação do Curso para verificação de possibilidade de matrícula na(s) disciplina(s) pretendida(s). Se o processo for deferido, retornará  Divisão de Documentação Acadêmica – Gabinete do Vice-Reitor, que enviará  correspondência à Instituição remetente com a carta de aceite do aluno.

Ao final do Programa de Mobilidade Acadêmica, a Secretaria Acadêmica emitirá um histórico contendo a(s) disciplina(s) cursada(s), nota(s), freqüência e resultados finais obtidos pelo aluno à Divisão de Documentação Acadêmica – Gabinete do Vice-Reitor, para envio à Instituição de origem.