Colação de Grau em Gabinete

COLAÇÃO DE GRAU EM GABINETE é o ato realizado em ambiente interno da Universidade, na presença do Reitor ou de seu representante legal, por requerimento do graduando, nos casos em que o graduando, por motivo de força maior, não puder se fazer presente ou representado nas Cerimônias Externa ou Interna de Colação de Grau. A solenidade terá a mesma formalidade da solenidade oficial realizada pela Universidade, sendo dispensado o uso de vestes talares. Será possível a outorga de grau mediante procuração específica com fé pública (autenticada em cartório) ou acompanhada de documento de identificação com foto do graduando (original ou cópia autenticada).

A colação de grau em gabinete poderá ser realizada em data anterior à colação de grau externa, prevista no Calendário de Colações de Grau, desde que solicitada na Secretaria Acadêmica e justificada através de documentos. A solicitação deverá ser submetida à análise e autorização da Coordenação do Curso, que a aprovará nos seguintes casos:

1. Nomeação em concurso público que requeira apresentação do diploma ou equivalente antes da data da colação de grau, mediante documento comprobatório;
  2. Aprovação em processo seletivo para ingresso em cursos de pós-graduação que requeira apresentação do diploma ou documento equivalente antes da data da colação de grau, mediante documento comprobatório.
  3. Contratação por empresa pública ou privada, comprovada por carta original da empresa com a proposta de emprego recebida, cujo conteúdo deverá informar a data provável de contratação, a exigência de apresentação da certidão de colação de grau para que seja efetivada a contratação, o CNPJ, a Razão Social e a identificação do responsável pela empresa contratante ou de seu departamento de recursos humanos, com assinatura, carimbo e dados para contato.

O concluinte que, por qualquer motivo, haja feito ou requerido a Colação de Grau em Gabinete e ainda assim manifestar interesse em participar da cerimônia solene externa da turma poderá fazê-lo simbolicamente, mediante requerimento à Secretaria Acadêmica com deferimento da Coordenação Acadêmica.

Legislação:

Inscrições: O graduando deverá solicitar a Colação de Grau em Gabinete na Secretaria Acadêmica do campus, através de requerimento com justificativa e comprovação do motivo de força maior, nos termos da legislação vigente. A documentação necessária para a diplomação, descrita no Calendário de Colações de Grau , deve acompanhar o pedido, caso ainda não tenham sido apresentada. Ver Colações de Grau (Diplomação)

Procedimentos: Guia de Processos Acadêmicos – Colação de Grau em Gabinete

Fluxo do processo: Clique aqui