Prodocência

O Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) visa ampliar a qualidade das ações voltadas à formação de professores, com prioridade para a formação inicial desenvolvida nos cursos de licenciaturas das instituições de ensino superior. Conforme a Portaria nº 40 de 03 de abril de 2013, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o objetivo principal do Programa é apoiar a execução de projetos que visem contribuir para elevar a qualidade dos cursos de licenciatura e valorizar a formação de professores para a Educação Básica.

A Unipampa participou das edições de 2011 e 2012 do Programa com o Projeto “Núcleo Interdisciplinar de Educação: articulações de contextos & saberes nos (per)cursos de Licenciatura da Unipampa”, que primou pela formação de educadores para atuarem na Educação Básica.

Atualmente, a Instituição está participando da edição 2014-2016, com o projeto “Desbravando fronteiras para a consolidação das licenciaturas de uma universidade fronteiriça”, aprovado pela Capes em 2013. O Programa envolve os oito campi com licenciaturas: Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, São Borja, São Gabriel, Uruguaiana, os quais estão promovendo a realização de 28 produtos educacionais.

Acesse aqui a lista de produtos educacionais gerados pelo PRODOCÊNCIA.

Segundo a Capes, esses produtos educacionais se materializam em artigos publicados, portfólios e diários de bordo, material didático produzido (mídias, jogos, dinâmicas, etc), estratégias didáticas criadas e socializadas no portal do professor, relatórios de avaliação dos resultados, etc. Desse modo, os produtos são classificados em :

  • CATEGORIA A – PRODUÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS: Neste grupo enquadram-se produtos do tipo: banners, cartazes produzidos, criação de banco de imagens, criação de banco de sons, criação de Blogs, criação de kits de experimentação, estratégias e sequências didáticas, folders, mapas conceituais, mídias e materiais eletrônicos, planos de aula, Plataforma Moodle e outras, (Wikipédia), preparação de aulas e estratégias didáticas para o Portal do Professor, preparação e execução de minicursos e palestras, produção de cadernos didáticos, produção de objetos de aprendizagem, produção de roteiros experimentais, produção de softwares, projetos educacionais realizados, sínteses e análises didáticas; visitas técnicas realizadas e produtos associados; outros.
  • CATEGORIA B – PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: Na produção bibliográfica destacam-se: artigo técnico-científico publicado; dissertação de mestrado em andamento ou concluída; edição, organização e/ou coordenação de livros ou coleções; publicação de jornais na escola publicação de livro; publicação de capítulo de livro; publicação de resumo técnico-científico; publicação de trabalho completo; publicação individual de crítica e resenha científico-educacional ou prefácio de obras especializadas ou espetáculos; tese de doutorado em andamento ou concluída; trabalho de conclusão de curso em andamento ou concluída; tradução de capítulo de livro; tradução de peças teatrais, de óperas encenadas e livros; outros.
  • CATEGORIA C – PRODUÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS: Este grupo engloba todos os resultados artístico-culturais desenvolvidos no programa, tais como: adaptação de peças teatrais; atividades de grafitagem, atividades de leitura dramática ou e peça radiofônica; atividades de restauração de obras artísticas; autoria de peças teatrais, roteiros, óperas, concertos, composições musicais, trilha sonora, cenografia, figurino, iluminação e/ou coreografia integrais apresentadas ou gravadas nas IES e escolas participantes; criação de espetáculos de dança; criação de filmes e atividades cênicas; criação de grupos musicais; criação de rádio escolar; desenho e pintura; exposição artístico-educacional; exposição de fotos e imagens; festivais de dança na escola; festivais de música; maquetes; transcrição e/ou arranjos de obras musicais; participação de alunos em concertos, recitais ou gravações; participação de alunos em peças teatrais; sarau escolar, vernissage, dentre outros.
  • CATEGORIA D – PRODUÇÕES DESPORTIVAS E LÚDICAS: As atividades de caráter lúdico e esportivo, como: artes marciais, criação de grupos de capoeira, desenvolvimento de novas modalidades esportivas na escola, gincanas escolares, jogos, maratonas escolares, olimpíadas esportivas, dentre outros.
  • CATEGORIA E – PRODUÇÕES TÉCNICAS, MANUTENÇÃO DE INFRAESTRUTURA E OUTRAS: Neste campo destacam-se: atualização de acervo da biblioteca escolar; criação de fóruns de licenciatura e formação docente; criação de laboratórios portáteis para o ensino de ciências; desenvolvimento de projetos sociais; estratégias pedagógicas de inovação educacional; manutenção de ateliê para atividades artísticas na escola; plano de melhoramento para laboratórios de ciências; reestruturação de projetos pedagógicos da licenciatura; revitalização de laboratórios de informática; outros produtos.

Para mais informações sobre o Prodocência acesse: