PROPLAN participa da Semana do Patrimônio 2018

Por Rui Fernando Alves Júnior

Com programação que se estende de 15 a 29 de agosto de 2018, acontece em Bagé a “Semana do Patrimônio 2018”, uma realização do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Bagé (COMPREB) e apoio da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

O conselho, que se configura como representação da sociedade civil, e que tem como conselheiros representantes da Unipampa, os arquitetos Carina Ebert Hamm Oliveira Bispo e Rui Fernando Alves Júnior, organizou uma palestra com o tema “Patrimônio: Experiências de Intervenção e Conservação” com a participação dos arquitetos e urbanistas Flávio Kiefer, Eulália Anselmo e Ramiro Kalil, tendo como mediação e debatedoras as arquitetas Marília Barbosa, Maria de Fátima Barbosa e Carina Ebert Hamm Oliveira Bispo. No evento, foram vistos projetos elaborados pelos palestrantes, entre eles a “Vila de Santa Theresa”, e uma discussão acerca das possibilidades de rearquiteturas que visem uma relação harmônica entre o patrimônio histórico edificado e novas funções, na busca de um desenvolvimento econômico sustentável. Também foi lançado, de maneira não oficial, o selo do conselho que será exposto nas edificações que já passaram pela análise dos conselheiros.

O evento ocorreu dia 15, às 19 horas no Salão de Atos da Urcamp e contou com a presença de estudantes, professores, profissionais da área e servidores da Unipampa.

Divulgação / PROPLAN / UNIPAMPA
Divulgação / PROPLAN / UNIPAMPA

 

Unipampa lança o processo de elaboração do PDI 2019/2023

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Na última segunda-feira, 11, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou o lançamento do processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019/2023.

Na oportunidade o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, falou sobre a importância dos discentes, técnico-administrativos e professores estarem envolvidos com o processo de elaboração do PDI, um instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da Instituição de Ensino Superior, no que diz respeito a sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, a diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve ou pretende desenvolver nos próximos cinco anos.

“Somos passageiros na Unipampa, temos que desenvolver uma programação para o futuro, com planejamentos factíveis, levando em consideração a conjuntura político-econômica atual”, falou Hansen. O reitor ainda complementou dizendo que: “esperamos contar com o compromisso e apoio de todos para continuarmos a construir uma Universidade pública, de qualidade, gratuita, inclusiva e socialmente referenciada”.

Para o pró-reitor de Planejamento e Infraestrutura, Luís Hamilton Tarragô, o PDI tem como principal objetivo auxiliar as instituições de ensino superior a se prepararem para o futuro e constitui uma ferramenta essencial de planejamento estratégico para gestão e ensino. “O maior desafio na construção do novo Plano será sensibilizar a comunidade acadêmica para o cenário que vivenciamos, defender aquilo que conquistamos, aperfeiçoar a academia e prepará-la para um futuro cada vez mais suscetível a fatores externos”, explicou o pró-reitor.

Após as apresentações de Hansen e Tarragô, o administrador da Unipampa, Rafael Sais, explicou a metodologia do processo de elaboração do PDI, o conceito, finalidades, modelo estrutural, princípios para elaboração, princípios da construção do planejamento estratégico, processo simplificado, formatos de participação, atores responsáveis e o cronograma.

Durante a reunião foi constituída a Comissão Central de Elaboração do PDI composta pelo reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen; vice-reitor, Maurício Aires Vieira; a chefe de gabinete da reitoria, Magda Luiza Barreto; a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proext), Nádia Bucco; o pró-reitor de Planejamento (Proplan), Luís Hamilton Tarragô; pró-reitor de Graduação (Prograd), Ricardo Carpes; pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Proppi), Pedro Roberto de Azambuja Madruga; pró-reitor de Gestão de Pessoas (Progepe), Luiz Edgar Araújo Lima; pró-reitor de Administração (Proad), Evelton Machado Ferreira; pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), Sandro Burgos; o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), Pierre Corrêa Martin; o diretor de Assuntos Estratégicos e Interinstitucionais (Daeinter), Cristian Wittmann; e a diretora de Educação a Distância (Dead), Maria do Socorro Farias-Marques.

Foto: Ronaldo Estevam/ACS
Foto: Ronaldo Estevam/ACS
Foto: Ronaldo Estevam/ACS
Foto: Ronaldo Estevam/ACS
Foto: Ronaldo Estevam/ACS

Termos de Cooperação Técnica – Cedência e Acolhimento de Servidores

A Pró-Reitoria de Planejamento e Infraestrutura e a Divisão de Gestão de Convênios divulga fluxo referente aos Termos de Cooperação Técnica – específico para Cedência e acolhimento de Servidores:

Dos fluxos

1. Cedência de Servidores
1.1. Gabinete da Reitoria: Documento oficial recebido no Gabinete da Reitoria pela Instituição interessada;
1.2. Gestor da Unidade de lotação do servidor deverá encaminhar a Divisão de Gestão de Convênios a documentação para abertura de processo;
1.3. Proplan/Coordenadoria de Convênios e Projetos/Divisão de Gestão de Convênios: para análise inicial da documentação enviada e abertura de processo administrativo do Termo de Cooperação;
1.4. Chefia Imediata: para análise do interesse institucional e emissão de parecer;
1.5. PROGEPE: análise quanto ao comprometimento no dimensionamento de pessoas e emissão de parecer;
1.6. Procuradoria Federal: para análise e emissão de parecer;
1.7. Gabinete da Reitoria: para remessa ao CONSUNI;
1.8. CONSUNI: Apreciação da cedência com aprovação do Termo de Cooperação.

2. Acolhimento de Servidores
2.1. Unidade solicitante: apresentar demanda ao Gabinete da Reitoria;
2.2. Gabinete da Reitoria: oficiar ao órgão demandado.
Após o envio do ofício, aguardar as orientações da Instituição de origem do servidor solicitado.

Contatos da Divisão de Gestão de Convênios:

convenios@unipampa.edu.br
Voip: 9602

Equipe do EPROC participa de palestra na UFSM

Na quarta-feira, dia 23/05, a equipe do Escritório de Processos da Unipampa participou da palestra “A Gestão por Processos nas IFES – uma necessidade imediata”, ministrada pelo palestrante Alexander Perelló de Freitas, que é consultor com mais de três anos de certificação internacional em Gestão por Processos de Negócios (CBPP ® – Certified Business Process Professional) e possui Especialização em Gestão Pública.

O evento foi organizado pelo  Grupo de Modernização Administrativa, coordenado pela Pró-Reitoria de Planejamento da UFSM, e ocorreu no auditório do colégio politécnico da mesma.

II Encontro das Comissões Próprias de Avaliação

No dia 17 de maio, nas dependências da Secretaria de Educação a distância- SEaD da Universidade Federal de Rio Grande-FURG, aconteceu o II Encontro das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) das Instituições Federais de Educação Superior do RS.

O Encontro serviu para que as equipes debatessem questões afetas à Relação da autoavaliação com a avaliação externa dos cursos de graduação; Instrumentos de pesquisa de opinião: estrutura e modos de aplicação; Políticas de Avaliação dos egressos e Práticas de divulgação dos resultados da avaliação.

O trabalho das CPAs junto às Instituições de Ensino Superior é uma obrigatoriedade da Lei 10.861/2004, que atribui às Comissões a condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP.

Participaram do evento os servidores Viviane Kanitz Gentil, Coordenadora de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação da PROGRAD; Lisiane Inchauspe de Oliveira, servidora da PROPLAN e representante da Reitoria na Comissão Central de Avaliação; João Timóteo de Los Santos, representante do Campus Santana do Livramento na Comissão Central de Avaliação; e Caroline Gonçalves Feijó, secretaria da CPA.

Com a aprovação das demais Instituições, a Unipampa foi indicada para sediar o III Encontro de CPAs, que ocorrerá em maio de 2019, em local a definir.

Foto: Viviane Gentil/PROGRAD
Foto: Cedida

Servidores avaliam doações e visitam Ministério do Meio Ambiente

Servidores das pró-reitorias de Administração e de Planejamento e Infraestrutura estiveram em viagem à Brasília para tratar de doações para a Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Foram visitados vários ministérios e avaliadas as possibilidades de recebimento de alguns itens. Entre eles, veículos utilitários, coletivos e sedans para reforço da frota. O resultado foi considerado positivo e as tratativas estão em andamento. Além disso, para fechar a agenda, foi feita uma visita ao Ministério do Meio Ambiente para tratar sobre questões de sustentabilidade. Dessa visita, verificou-se a possibilidade de participação da Unipampa na Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P). Tal participação está sendo providenciada pela universidade para se aliar ao esforço nacional em busca da sustentabilidade.

Foto: Tais Lopes/Unipampa