Programa de Capacitação

Cursos para Capacitação de Usuários
Em breve a equipe de bibliotecários promoverá dois cursos de capacitação de usuários. A seguir temos a programação prévia desses cursos.
1. Utilização dos recursos informacionais do Sistema de Bibliotecas
2. Capacitação no uso das Normas Técnicas de Documentação (NBR 6023, 10520, 14724, 6022)

Manual de Normalização
Aqui você encontra o Manual de Normalização para Trabalhos Acadêmicos, elaborado pelas bibliotecárias  Cátia Rosana Lemos Araújo e Dilva Carvalho Marques. O manual tem como proposta elucidar, e esclarecer dúvidas referente a estrutura de apresentação de teses, dissertações e trabalhos acadêmicos, buscando a padronização da produção científica da Unipampa.

Manual de Normalização -Versão Atualizada- 2016
Elaborado pelas Bibliotecárias:
Cátia Rosana Lemos de Araújo e Dilva Carvalho Marques

Modelo de TCC /Dissertação e Tese com formatação ABNT – documento acessível
Baixe o arquivo Modelo de Trabalho de Conclusão que segue as normas da ABNT para produção de trabalhos acadêmicos. Arquivo acessível a pessoas com necessidades especiais.

Template para Trabalhos Acadêmicos(DOCX)-Versão Atualizada 2016
Elaborado por:
Cátia Rosana Lemos de Araújo e Dilva Carvalho Marques (bibliotecárias) e Juliano Pires (discente).

Sistema para Geração da Ficha Catalográfica
Sistema para geração automática da ficha catalográfica, item obrigatório na elaboração de trabalhos científicos. Acesse o sistema através do link do GURI (Gestão Unificada de Recursos Institucionais). Depois clique em Acadêmico / Biblioteca / Criar Ficha Catalográfica. 

Este módulo de Geração de Ficha Catalográfica foi adaptado com base no Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica foi desenvolvido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo(*), para atender às necessidades dos alunos de Graduação e dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pampa.
ficha catalográfica deve constar no verso da folha de rosto de TCCs, teses e dissertações de modo a possibilitar sua representação precisa pelas informações de autor, título, local, data, número de folhas, assunto, entre outros.

Ao se criar a ficha catalográfica é fundamental atentar para as orientações a seguir:

  • O nome não é escrito em caixa alta, apenas as iniciais, conforme consta no exemplo ao lado do campo a ser preenchido;
  • O código cutter poderá ser solicitado na biblioteca ou obtido através desse link: https://www.otonielfeliciano.com.br/cutters-online/ ;
  • O título do trabalho deve tem apenas a inicial em caixa alta, com exceção se houver algum nome próprio, de cidade ou espécie, nesse caso no meio do título é permitido as iniciais em caixa alta ou se for sigla, toda em caixa alta como de estado por exemplo;
  • O nome do orientador deve ser escrito por extenso, sem abreviações; –
  • Onde consta o campo assuntos, são as palavras-chave que devem constar no Resumo do trabalho.
Autor: responsável direto pela redação da obra. A entrada deste dado é feita em dois campos:
Nome: digite seu primeiro nome e nomes/sobrenomes intermediários (se for o caso).
Sobrenome: digite seu último sobrenome. Utilize sempre o sobrenome da forma que você costuma publicar seus trabalhos.
Exemplo: Gustavo Lima Costa (Costa=sobrenome e Gustavo Lima=nome)
Curso: use a seta para selecionar o nome do curso.
Título do trabalho: registre o nome ou expressão que distingue e individualiza o seu trabalho. Se houver um subtítulo este deverá ser colocado após o título separado pelo sinal de dois pontos. Utilize letras maiúsculas somente para início do título ou quando tratar-se de nome próprio.
Exemplo: Ensino de física: estudo de caso em Porto Alegre.
Código Cutter: acesse a tabela através do link e procure as iniciais do seu sobrenome e insira apenas os números que o representam.
Exemplo: para o sobrenome Anselmo utilizar o número 618 de Ansel.
Trabalho: tipo de trabalho produzido e grau obtido. Selecione tese quando for concluído o doutorado, dissertação quando for concluído o mestrado e trabalho de conclusão de curso para cursos de graduação e especialização.
Nome do orientador: digite o nome do seu orientador e nomes/sobrenomes intermediários, se for o caso.
Sobrenome do orientador: digite o último sobrenome do orientador.
Ano: registre o ano em que o trabalho foi defendido.
Número de páginas: registre o total de páginas do seu trabalho.
Assuntos: registre palavras ou expressões que representam o conteúdo do trabalho. Devem aparecer em ordem decrescente de importância. Evite termos redundantes ou repetitivos.
É obrigatório registrar um assunto, os demais devem ser registrados em função da necessidade e amplitude de temas do conteúdo da tese ou dissertação.
Ao clicar no botão Salvar o programa gera a ficha catalográfica como um arquivo PDF, disponível para download e/ou impressão. Lembre-se que a ficha catalográfica deve ser impressa no verso da folha de rosto do seu trabalho.

 

 


Formatação de Artigos para publicações científicas (Apresentação)
Baixe o arquivo que orienta na produção de artigos científicos.
Formatação de Artigo Científico (PDF)

Elaborado pelas bibliotecárias:
Marlucy Veleda Farias, Fernanda Rocha da Silva e Andrea Pereira de Carvalho.

Manual para citação em documentos
Baixe o manual com as orientações de como elaborar citações em produções científicas.
Manual de citação (PDF)

Elaborado pelas bibliotecárias:
Marlucy Veleda Farias, Fernanda Rocha da Silva e Andrea Pereira de Carvalho.

Modelo de Artigo Científico
Baixe o Template (arquivo modelo) para artigo científico. 
Template de Artigo Científico (DOCX)

Elaborado pelas bibliotecárias:
Marlucy Veleda Farias, Fernanda Rocha da Silva e Andrea Pereira de Carvalho.